Retrospectiva 2011: o Baixaki Jogos relembra os principais acontecimentos do ano!

14/12/2011 10:27

Boas memórias e muitos jogos. Confira esta seleção de games e eventos que bombaram neste ano.

 

O fim se aproxima. Calma aí, não estamos falando do apocalipse, mas sim do término de um dos anos mais bombásticos desta geração. 2011 trouxe controvérsias e lançamentos aguardados e ainda ficou marcado por grandes anúncios, incluindo até mesmo novos consoles.

Em suma, 2011 foi um ano recheado de novidades. E, para tentar recapitular tudo de mais marcante, o Baixaki Jogos resolveu fazer uma retrospectiva. Aqui, você encontrará uma lista com os jogos mais memoráveis, assim como uma seleção de anúncios importantes, detalhes sobre as novidades no BJ e muito mais. Vamos à jornada!

 

Férias em casa 

 

Os jogos mais bombásticos de 2011

Sem dúvidas, a essência do universo eletrônico foi muito bem cultivada em 2011. O ano trouxe vários games excelentes, incluindo sequências aguardadas como Uncharted 3, Batman Arkham City, The Elders Scrolls V: Skyrim e dezenas de outros títulos de peso.

Para ajudar a escolher a nata, nós decidimos criar uma seleção com os títulos lançados em 2011 que você não deve deixar de conferir. A lista é grande o suficiente para garantir horas e mais horas de diversão em suas férias. Confira:

 

Janeiro

 

 (Fonte da imagem: Divulgação/Electronic Arts)

 

Fevereiro

 

 

(Fonte da imagem: Divulgação/Guerrilla Games)

 

Março

 

 

(Fonte da imagem: Divulgação/Crytek)

 

Abril

 

 (Fonte da imagem: Divulgação/Valve)

 

Maio

 

 

(Fonte da imagem: Divulgação/Rockstar)

 

Junho

 

 

(Fonte da imagem: Divulgação/Sucker Punch)

 

Julho

 

 

(Fonte da imagem: Divulgação/Atlus)

 

Agosto

 

 (Fonte da imagem: Divulgação/Square Enix)

 

Setembro

 

 (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

 

Outubro

 

 (Fonte da imagem: Divulgação/Warner Bros)

 

Novembro

 

(Fonte da imagem: Divulgação/Naughty Dog)

 

Dezembro

 

 

(Fonte da imagem: Divulgação/Bioware)

 

Mostrando o jogo 

 

Os anúncios memoráveis de 2011

Além dos títulos lançados no ano, 2011 também foi o palco para vários anúncios bombásticos. Até mesmo novos consoles foram revelados, mostrando os primeiros passos da próxima geração. O PlayStation Vita (conhecido anteriormente como NGP) roubou a cena logo no início do ano, mas demorou muito para que a Nintendo surpreendesse a todos com o sucessor do Nintendo Wii, o Wii U.

E quanto aos jogos? Felizmente, 2011 também foi um ano de revelações para os jogos, trazendo títulos como FarCry 3Soul Calibur VThe Darkness 2Counter Strike: Global Offensive e, é claro, o tão esperado Grand Theft Auto V.

 

Os shows do ano

É claro que boa parte dessas bombas surgiu em grandes eventos do mundo dos games. O ano começou com shows como a Games Developers Conference e a Penny Arcade Expo, que mostraram um pouco do que estava por vir.

Em junho, a tão esperada Electronic Entertainment Expo entra em cena, trazendo a revelação do PlayStation Vita, do Wii U e de vários games de peso, fazendo deste um dos eventos mais marcantes do ano. Já em setembro, o mundo parou para ver se Resident Evil 6 finalmente seria revelado durante a Tokyo Game Show — mas a Capcom decidiu ficar apenas na “provocação”.

Chegando ao final do ano, em outubro, tivemos uma BlizzCon recheada de novidades para quem é fã da companhia, trazendo novidades sobre StarCraft IIDiablo III e revelando os pandas de World of Warcraft para o mundo.  

 

Além disso, o Brasil também ganhou destaque no universo do entretenimento eletrônico com a Brasil Game Show, que teve cobertura completa pelo Baixaki Jogos. Além das novidades especiais para nosso país, o evento ainda ofereceu jogatinas exclusivas do Vita e de diversos títulos.

Para fechar o ano em grande estilo, a Video Game Awards deu um verdadeiro show, com celebridades no palco e, obviamente, muitos games. O evento foi marcado pelo anúncio de The Last of Us, o exclusivo da Sony, e por trailers bombásticos, como o de Metal Gear Rising: Reveangence.

 

Extra extra! 

 

As notícias que surpreenderam no mundo dos games

Além das novidades relacionadas a novos jogos e hardware, 2011 também trouxe alguns acontecimentos marcantes em relação à indústria como um todo.

Primeiramente, temos o destravamento do console mais seguro desta geração: o PlayStation 3. Logo no primeiro mês do ano, o famoso hacker GeoHotz já causava controvérsia ao anunciar que havia obtido a chave mestre do PlayStation 3. Isso levou a Sony à loucura, obrigando a companhia a cortar funcionalidades do console e a tomar decisões extremas contra os hackers. Mesmo assim, a fortaleza foi invadida e o prejuízo foi bem maior do que podíamos imaginar.

Como se não bastassem os jogos piratas, a rede online do PlayStation 3 também foi alvo de ataques. O resultado foi uma queda total na PlayStation Network, que ficou fora do ar por semanas e causou um enorme estrago no bolso da Sony, além da frustração em grande parte dos jogadores.

 

O Brasil levantando

Felizmente, também tivemos algumas quedas positivas. O Xbox 360 e o Nintendo Wii, por exemplo, tiveram seus preços cortados aqui no Brasil. O principal fator que possibilitou isso foi a fabricação dos consoles em nosso território.

Jogo Justo foi outro elemento que fortaleceu a comunidade gamer no Brasil, movimentando uma legião de jogadores por uma causa totalmente justa: o fim dos impostos abusivos dos games. A força ainda continua crescendo e, com certeza, teremos mais resultados positivos em breve.

Para fechar as novidades em nosso país, temos a chegada oficial do gigantesco World of Warcraft. O título aterrissa totalmente em português e com mensalidades sendo cobradas em Reais, se tornando uma obra acessível e de grande potência.

 

Vamos esquecer isso... 

 

As decepções de 2011

Mas, não é só de flores que vive o universo dos games. O ano de 2011 também trouxe algumas decepções que realmente queremos deixar para trás.

Quakecon, evento anual da id Software e da Bethesda, foi um dos primeiros exemplos. Fora as palestras voltadas quase que somente para desenvolvedores, o evento não trouxe praticamente nada ao público gamer, deixando de lado títulos como Doom 4 e vários outros.

E, falando na id Software, outra grande decepção do ano foi o título Rage, que, mesmo com toda hype, teve um lançamento desastroso e repleto de problemas. Duke Nukem Forever, então, dispensa comentários: a diferença entre o que o jogo é o que ele queria ser é absurda.

 (Fonte da imagem: Divulgação/Gearbox)

 

Na terra dos controles sensíveis a movimento, temos dois aparelhos que parecem ter pegado férias. O PlayStation Move não teve o suporte que merecia, sendo utilizado apenas como método alternativo de controle em alguns títulos — nada de jogos feitos especialmente para ele. Já o Kinect também se arrastou, com poucos títulos que realmente valeram a pena.

Outro hardware que sofreu foi o 3DS. Após um começo difícil, que levou a Nintendo a cortar o preço do console, o portátil 3D foi se estabilizando, gerando boas vendas. Mesmo assim, muitos fãs reclamam da ausência de jogos de qualidade — algo que deve ser remediado em 2012.

 


Cool Blue Outer Glow Pointer